Arqueólogos de Alba Julia, antiga Apulum (Transilvânia), descobriram um templo com quase 2000 anos, mas em bom estado de conservação, dedicado ao deus persa Mitras, venerado também no Império Romano, segundo noticia a EFE.
O santuário, que data da primeira metade do século II d. C., foi descoberto de modo acidental durante a construção de um hotel no centro da localidade, disse à imprensa o director adjunto do Museu Nacional da União de Alba Julia, Constantin Inel.
Inel afirmou que os investigadores tinham indícios da existência de um templo de Mitras desde que, em 1921, quando se construía uma grande catedral ortodoxa, foi encontrado um santuário dedicado a este deus.
O arqueólogo afirmou que os muros foram conservados em muito bom estado, bem como uma inscrição dedicada a Mitras e outras duas dedicadas aos tradicionais acompanhantes do deus, junto a altares de pedra.
Foi também desvelada uma sala sem janelas na qual se afirma que era realizada uma misteriosa cerimónia de iniciação.
As investigações continuarão até todo o templo ser escavado, sendo depois conservado na cave do hotel. Este será o primeiro templo de Mitras aberto ao público na Roménia.
O culto ao deus persa do Sol, Mitras, espalhou-se pelo Império Romano através da Ásia Menor, sobretudo a partir do século I d. C..Aaaaaaaahhhhh pois é.... Sou um deus...
2 comentários:
O Mitras que colocou este post, não só tem raízes no Império Romano, como já iniciou o processo de colonização no Lux e Bairro Alto ! Duas novas civilizações ao alcance deste autêntico profeta da desgraça !
vénia seguida de vénia!
Enviar um comentário